21 de março de 2011

Fiesta de la Vendimia

Aqui na província de Mendoza há uma festa muito tradicional chamada Fiesta de la Vendimia.
No geral, é uma festa para comemorar a colheita das uvas, que acontecem nesta época, começo de março. Nos dias 4, 5 6 e 7 de março de 2011 aconteceu a 75ª Festa.
A festa tem origem camponesa, então é até folclórico. Tive a oportunidade de estar aqui nessa época. É quando a cidade está mais cheia de turistas. O ponto alto é a eleição de uma Rainha (tipo Miss - beeem provinciano isso, não?) Desde janeiro nas 18 cidades da província há festa para eleger a Rainha de casa cidade, para em março eleger a Rainha mor da província.
As festividades começam na noite de sexta com a Vía Blanca, quando todas as 18 rainhas desfilam pelas principais ruas de Mendoza-capital em caminhões, distribuindo frutas, legumes, água e até vinho para o povo. (Eu levei minha bandeira do Barsil, porque nos falaram que davam mais frutas para os estrangeiros, mas não deu muito certo não heheh)
Bom, para mim, foi até engraçado. É uma coisa que as pessoas levam muito a sério! Há torcida organizada para as Rainhas, palanque com políticos importantes (governador, prefeito...) e até uma arquibancada especial para a família das Rainhas. Mas o negócio é meio brega heheheh. Sei lá, os caminhões são super improvisados... Enfim, respeitemos a cultura do próximo!
Torcida organizada

Carro da campeã 2011

Esse ano a Rainha campeã foi da cidade de Godoy Cruz (vizinha de Mendoza). 
No sábado pela manhã há o Carrousell. É praticamente igual o que acontece na sexta, porém é mais longo, porque há também o desfile de cavalos, charretes, do povo das cidades. É bem bonito. O legal é que o desfile começa em um dos cartões postais da cidade, no Parque San Martín e percorre até a rua principal, também chamada San Martín. Antes de começar o desfile houve manifestações pacíficas contra a construção de uma mineradora aqui na região, o que - segundo os protestantes - vai gerar poluição da água. Achei bem legal essa mobilização. Aliás, o nacionalismo argentino merece um post à parte.
Nesse dia a presidenta Cristina Kirchner estava presente. E eu a vi!! hehhe Foi bem emocionante, eu nunca havia visto um(a) presidente(a). As pessoas davam muitos presentes a ela e os simpatizantes gritavam seu nome.
 O governador de Mendoza ao lado da presidenta

A cidade praticamente parou até às 14h desse dia. Á noite aconteceu em um anfiteatro (um pouco afastado da cidade) a eleição da Rainha, porém as entradas eram muito caras. Alguns mendocinos me disseram que praticamente só turistas vão ao espetáculo. E realmente é um espetáculo, com danças, música, teatro... Toda a festividade (sexta e sábado) é transmitido ao vivo pela TV. Nós assistimos e é bem legal. Bom, daquele jeito... Muito barulho para uma eleição de uma miss! hehehh
Esse espetáculo de sábado à noite é apresentado novamente no domingo e na segunda, com preço mais acessível, porém sem a eleição. Mas esse ano não aconteceu a reprise. Os dançarinos se recusaram a se apresentarem novamente porque não havia convites a seus parentes como haviam prometido. Muitos turistas ficaram furiosos, deu manchete no jornal... é, aqui também tem bafão! 

Resumão: é isso. Uma festa bem popular e tradicional, onde se celebra a principal fonte econômica da província e de quebra elege uma miss que é tratada como Rainha. Tudo muito bonito e, principalmente, diferente do Brasil.


2 comentários: