28 de março de 2011

Impressões

Outro país e, claro, coisas diferentes.
Eu nunca imaginei que meu olfato fosse tão apurado. Me intitulo "visual" nata, antes de ouvir ou sentir o cheiro eu "vejo", mas aqui estou estranhando muito os "cheiros". A começar pela água. Não a que bebemos, mas principalmente no banheiro tem um cheiro meio de podre, mas na verdade é só o cheiro da água. Eu não sei explicar quimicamente, mas a água daqui é diferente. Ela é "pesada", por isso o cheiro. Mas isso não deve ser ruim, porque todos tomam água da torneira. Difícil me adaptar...
Além disso os cheiros nas lojas, na ruas, nas lanchonetes... eu devo estar parecendo uma louca falando isso. Mas é sério! heheh Não pensem que a cidade é suja, ter cheiro não significa que é ruim, só é diferente do que estou acostumada no Brasil! Sei lá, estou escrevendo para descrever como estão sendo as sensações aqui.
A primeira coisa que me chamou a atenção foi a beleza e limpeza das ruas. As ruas e as calçadas são largas, tem muitas árvores e como é outono, está com uma paisagem que eu desconhecia ao vivo.
TODA a cidade tem canais nas calçadas. Foi uma maneira que arranjaram para captar água da chuva e também das montanhas, para irrigação, consumo, agricultura... É bem interessante, você caminha e quase sempre vê água nos canais, mesmo que faça dias que não chova. Os canais só atrapalham um pouco na hora de atravessar a rua... As árvores também são plantadas propositalmente. "Cuyo" significa deserto na língua indígena nativa, por isso aqui é muito seco e quase não chove (se bem que as mudanças climáticas também chegaram aqui e ultimamente está chovendo mais que o normal). Assim, o clima é bem agradável. Tirando que quase não venta, mas isso não faz muita diferença.

Trânsito: isso é meio caótico aqui. No centro tem muitos semáforos, mas quase não vejo placas de Pare. O pior é que quando fecha um sinal em seguida já abre outro. Não tem um tempo com os dois sinais vermelhos para as pessoas atravessarem. Então, tem que tomar muito cuidado. Mas os mendocinos vão se enfiando e os carros param. A Julie, da Dinamarca, acha um absurdo isso! heheh Europa é outra história, né...
Como quase não tem Pare (ou quando há estão escondidos), todos os carros param em todas as esquinas, aí fica naquela: vai você ou vai eu? hehhehe Chega até a ser engraçado. E eles são bem barbeiros e estressadinhos no trânsito. Se abre o sinal e o carro não anda, todo mundo já começa a buzinar!

O que eu estranhei (e ainda estranho) muuuito aqui é fazer compras no mercado. Mesmo que Brasil e Argentina estejam perto, as coisas são bem diferentes. Eu curto comprar coisas diferentes, experimentar e tals, mas dá um aflição você olhar uma prateleira cheia de chocolate e bolacha, por exemplo, e não achar a sua preferida! E como comprar sabão, arroz, essas coisas se você não conhece a marca e não sabe se é boa? Leite condensado aqui é difícil de achar, acabei comprando para apresentar o brigadeiro, mas 8 pesos a lata! O melhor é poder comprar 4, 5, 6 maçãs por 2 pesos, um vinho legal por 12 pesos, doce de leite e alfajor por 6 pesos... Vou engordar aqui, certeza.

Algo a se acostumar também é com a sesta. Eu até curto, porque é um tempo pra ficar em casa, estudar... Mas acaba atrapalhando um pouco a vida. Às vezes você tem mil coisas pra fazer, mas tem que para tudo porque os lugares estão fechados... O pior mesmo é que não é um horário certo para todos. Tem lugar que faz das 13 às 17, outros que só abrem até as 14 e depois não mais, outros que só abrem depois das 13.... Mas como vivo em um bairro residencial, quase não vivo muito isso. Mas sempre que penso em ir ao centro tenho que programar os afazeres, na medida do possível...

Os Argentinos
Bom, por mais que eu escreva tentando descrevê-los, sei que não vou conseguir.
No geral o que me chamou bastante a atenção foram 2 coisas: os dentes e os cabelos.
Os dentes porque a maioria tem os dentes careados! E não são crianças ou gente mais velha, são todos. É muito normal ver uma moça/moço bonito, mas com os dentes todos tortos e amarelados. Sei lá, acho que cuidar da saúde bocal aqui não é prioridade. Não é difícil encontrar pessoas banguelas.
Não sei se se deve a isso, mas eles fumam muito. Também todos, jovens, adultos, homens e mulheres.
O cabelo... aí o cabelo! Os homens usam mulets! Criança, jovem, velho quase todos!!! Se não é mulets é o cabelo cortado mas com um tanto mais comprido, tipo uma mexa, na nuca. É RIDÍCULO! hauhauha Já perguntei para alguns o porque disso e eles não souberam responder. É muito engraçado, parece que eles pararam nos anos 80. Ou a gente que copiou eles por um tempo, sei lá... Vou ficar devendo uma foto para ilustrar, mas penso seriamente em fazer um álbum só com cortes, porque um supera o outro! hahaha
O das mulheres também. É um corte estranho. Elas repicam a parte de cima do cabelo na altura da nuca e deixa a parte de baixo crescer, tipo, até a cintura! Dá pra imaginar??? Aliás, cabelo comprido aqui é lei. Me sentia até como uma estranha com o cabelo curto. 99% das meninas/mulheres têm cabelos beeeem compridos e também usam de formas bizarras. Sabe aquele rabo de cavalo só de um lado da cabeça? Beeem anos 80? Então, super normal aqui. E o coque que a Luciana de Viver a Vida, usou no seu casamento? (joga no Google) Todo mundo usa! hehehhe
Sinto que as argentinas são bem vaidosas. A maioria anda sempre de maquiagem, muitas pulseiras, brincos... Elas usam um negócio aqui (preciso descobrir o nome) que é tipo uma sombra branca, só que elas passam em volta dos olhos todo! Fica parecendo um panda invertido. Ou melhor, sabe quando você toma sol de óculos escuros? Então, igualzinho! heheh Demorou um pouco pra eu sacar que era maquiagem, pensava que elas eram sem noção, sei lá... Mas agora sei que é moda aqui.
Na facul, principalmente, tem bastantes "ripongas". Não estou sendo pejorativa, não sei como nomeio alguém que não é hippie, mas meio que se veste como tal! heheh Muitos dreads, tererê, roupas paz e amor.


Claro que todas essas impressões que estou tendo são minhas, o meu ponto de vista. E é importante levar em consideração que aqui é uma capital, não dá para generalizar por toda a Argentina. As ruas, por exemplo, fui a Guyamallen (cidade colada com Mendoza) onde fica o shopping, e vi muitas ruas sem asfalto e tals. Eu moro no interior de São Paulo e posso estar me impressionando com coisas que existe no Brasil também, mas que não fazem parte do meu cotidiano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário