29 de março de 2011

A primeira viagem

Domingo, dia 27/03, fez um mês que estou aqui em Mendoza.
E dos dias 24 a 27 fiz minha primeira viagem!
Não foi para muito longe, nem para um lugar muito conhecido, mas foi bem legal. Como a bolsa ainda não começou a vir, não dá pra ficar bolando grandes viagens.
Dia 24 foi feriado na Argentina, Dia de la Memoria (data do Golpe da Ditadura). [Oi! Não tem esse feriado no Brasil!!! Que tal trocar pelo dia de Finados?] Miguel e Rafa ficaram sabendo que teria um desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro na cidade de San Luis (300 km de Mendoza). San Luis na verdade, assim como Mendoza, é o nome da província e da capital.
E antes a Maria, dona da casa onde estou, havia falado que tinha uma casa lá e que a gente podia ir um dia. Enfim, falamos com ela se podíamos ficar na sua casa e ela super empolgou com a ideia, pois havia ido o ano passado ver o Carnaval e gostaria de ir novamente.
Ingressos comprados e pé na estrada. Eu e as meninas aqui de casa fomos no carro da Maria, junto com seu filho e a Coca - uma poodle tratada como filha pela Maria. Miguel, Rafa, Má e Góia foram de bus.
A viagem durou quase 4 horas. As pistas que andamos não são 100%, mas são bem boas, quase toda duplicada. O que me chamou a atenção foi o valor do pedágio: 2 pesos! Ou seja, 1 real! Então, pelo preço a qualidade da pista está ótima. Na província de San Luis a maior parte das pistas não tem olho-de-gato, e sim postes de luz. Achei meio desperdício de energia, mas enfim...
A casa da Maria ficava na cidade de El Trapiche, 30 km da capital. Na verdade não sei se é bem uma cidade. Cheguei a perguntar e me falaram que é uma comarca. Mas para mim comarca é cidade! É difícil identificar as noções entre Brasil/Argentina e português/espanhol. No geral, é uma cidade para casas de campo, onde o pessoal passa feriados e férias. Adorei porque é um lugar totalmente diferente do que eu já estive.
Tudo se fazia à pé. Havia só um posto de gasolina e comida são compradas em vendas ou nas casas das pessoas. Toda a cidade é cortada pelo Rio El Trapiche, que corta outras várias cidades.
Casa onde ficamos

El Trapiche

Na quinta fomos só conhecer a cidade e visitamos a feira artesanal. Na sexta saímos para conhecer os arredores, fomos en El Volcan e La Florida, duas "comarcas" também, onde moram poucas pessoas e possui alguns lugares bonitos de se ver. Quando tomamos o bus nos deparamos com uma escola de samba dentro! Hheheh Vieram 50 ônibus do Rio para San Luis, (4 dias de viagem) e como era muita gente, havia pessoas em várias cidades. Esse pessoal estava indo pra San Luis. Foi super divertido. Quando viram que havia brasileiros começaram a tocar, cantar, nos fizeram sambar hehehhe Os outros passageiros ficaram bobos de ver. Só brasileiro mesmo pra fazer essas coisas!

No sábado fomos para San Luis algumas horas antes do desfile para conhecer a cidade. Na praça principal havia muuuitos brasileiros. Eles estavam com roupas do desfile, dançando e vendendo camisetas das escolas. Detalhe que a temperatura devia estar uns 12ºC e a mulherada com pouca roupa hehhehe
A gente deu uma de turista e compramos camisetas das escolas. Eu comprei uma da Beija-flor, sei lá porque, talvez por ter sido a campeã este ano.

No começo da noite fomos para o local do desfile. Era um autódromo que foi adaptado com arquibancadas. Estava muito frio. Acho que fazia uns 10ºC, mas o pior era o vento.
Mas valeu muito a pena! Eu nunca tinha visto um desfile de escola de samba no Brasil e realmente é LINDO!!! Fiquei ainda mais com vontade de ver na Sapucaí!
Foi bem legal também ver o carinho que os argentinos têm com nós brasileiros. Eles gostam muito de Carnaval e o narrador sempre falava: O melhor Carnaval do mundo!
O desfile durou no total 3 horas. Vi algumas pessoas famosas, como Antonio Pitanga e a Viviane Araújo.
Por fim, no domingo pegamos estradas de novo.


Há muitas coisas boas em fazer intercâmbio e com certeza uma das melhores é viajar. Córdoba que me espere!!!!

Um comentário:

  1. Que delícia viajar, Ná!
    Sorte que a dona da sua casa tem casa nessa cidade! Assim vcs não precisaram gastar mto!
    Sobre o post da comida brasileira, a gente fica falando tanto do Brasil quando tá fora, mas depois, quando chega aqui, não para de falar sobre o lugar onde estávamos. Que coisa de louco!
    Boas aulas e aventuras aí!
    Beijos

    ResponderExcluir