8 de abril de 2011

Vida de bixete

Acho que qualquer pessoa que começa numa faculdade nova passa uns maus bocados como bixete. Aqui para mim não está sendo diferente heheh
É meio ruim, depois de estudar 3 anos numa mesma universidade, ter que se acostumar tudo de novo com como as coisas funcionam...

A UNCuyo é beeem grande, não chega a ser uma Unicamp, mas é bem maior que a Unesp-Bauru. Pudera, já que aqui tem praticamente todas as faculdades (medicina, engenharia, direito, odonto, filosofia, artes, comunicação, economia, música), menos Jornalismo. Por isso estou estudando na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais, que é onde tem os cursos de sociologia, trabalho social, ciência política e comunicação social (que é a qual estou cursando). Nos primeiros dias que fui à universidade, estava acompanhada de gente que já conhecia aqui. Então que, na primeira vez que ficou eu e a Julie sozinhas no campus... não conseguíamos achar o ponto de ônibus! Caminhamos, caminhamos... estávamos quase saindo do campus. O engraçado que hoje que conheço mais aqui, vejo que estávamos andando praticamente em círculos! Nesse dia eu tentei explicar pra Julie o que significa ser bixete.

O ensino também é diferente da Unesp. As matérias são bem teóricas e intensas. Para ter uma ideia, os argentinos fazem entre 4 e 5 matérias no máximo, porque não dão conta de tanta coisa que tem que ler e estudar. A própria universidade aconselha aos intercambistas não pegarem mais de 4. Eu estou fazendo 2: Bases psicológicas da comunicação e Teoria do Estado e políticas de comunicação. Até agora estou gostando... É um pouco complicado entender a forma de avaliação (tem uns exames finais que até agora não entendi direito), porém até que estou conseguindo entender bem o que os professores falam. Cada matéria tem 3 professores, entre titular e outros adjuntos.
Faz 3 semanas que as aulas começaram, mas só agora estou conseguindo entrar no ritmo. Tivemos 2 semanas para assistir qualquer aula de qualquer curso - e até faculdade - e depois escolher qual iríamos fazer.      A primeira semana acabou sendo perdida, porque 2 das matérias que escolhi para ver são do 1º ano, e as aulas deles só começaram na 2ª semana. (Aí já começou a palhaçada: ninguém tinha avisado isso, e só descobri depois de levantar as 7 da manhã num frio do cão, chegar na facul e ver que não tinha ninguém!) Além de que na quinta foi feriado, fazendo ponte com a sexta.
As aulas geralmente têm muita gente, principalmente nas de 1º ano. Minha aula de Psicologia, por exemplo, tem umas 140 pessoas. O professor usa microfone, mas o ruim é que as salas não são auditório, é uma sala grande, mas normal. Então, tem que chegar cedo para conseguir bons lugares, onde dê para ver a lousa - isso quando não chega muito tarde e já não há cadeira. O que acontece muito é, tipo, uma pessoa chegar cedo e guardar lugar pra 10 amigos. Dá uma raiva! Principalmente eu que sou sozinha e não tem ninguém pra guardar pra mim...

O xerox aqui também é um pouco diferente. Cada faculdade tem seu xerox, e o da minha é o mais zuado! Tá sempre cheio, fecha das 13 as 15 para sesta e para pedir uma copia você antes tem que achar um código do arquivo. Tinha tudo para ser perfeito, se não fosse a desordem que é aquilo! Esse código você tem que achar ou numa pasta (uma para cada curso) ou num sistema disponível em 3 computadores. Só que é meio confuso... vire e mexe os textos ainda não estão lá... um cocô! E pra piorar, os atendentes falam que só conseguem tirar a cópia com o código, que não conseguem achar o documento através do nome. DUVIDO! Ah, além de que para ser atendido você tem que pegar uma senha, e geralmente tem 30 pessoas na sua frente. (pelo menos, ao contrário do mercado, eles têm um painel com os números)

Aqui não tem bebedouros. Um dia estava no corredor e perguntei para uma menina onde eu podia beber água. Ela deu uma risadinha: Água? Não tem água, você tem que comprar.
Outra história minha com água foi uma coisa de bixete-brasileira. Estava no comedor e fui pegar água. (Aí sim tem bebedouros, do tipo de galão) Eles disponibilizam jarras para os estudantes usarem e não precisar ir toda hora encher mil copos. Havia um rapaz na minha frente enchendo a jarra e eu, muito da sem paciência, fui ao lado dele e enchi meu copo com a outra torneira. Eis que começa a sair fumaça... Ooho, água quente??? Não sabia o que fazer na hora, acabei de encher e voltei pra mesa (detalhe que esse dia estava sozinha, não tinha um amigo pra compartir a vergonha). Experimentei a água e sim, estava quente! Como eu ia adivinhar isso! No Brasil só tem uma torneira para temperatura natural e outra gelada! Bom, decidi esperar a água esfriar e depois beberia. Mas os copos do comedor são de isopor... Enfim, tive que jogar a água fora e pegar outra fria.

O que acho legal aqui é que cada faculdade também tem sua lanchonete, onde se vende muita coisa, até refeição. Quase sempre nos intervalos compro um alfajor....


A Faculdade onde estudo, o refeitório e onde eu moro

3 comentários:

  1. Ná, tô me identificando mto com o seu blog!
    Esse post tá parecido com esses posts do blog da Léty: http://recordoque.blogspot.com/2010/09/primeiro-de-aula.html
    http://recordoque.blogspot.com/2010/10/aulas.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Hehehehh
    Legal, isso né Mica?
    Mas oooww, eu sabia que clase é aula e aula é clase! hauauha

    BJão!

    ResponderExcluir
  3. A Léty tbm fez um post dedicado aos "falsos amigos". A gente fazia várias confusões com essas palavras enganosas!

    ResponderExcluir