13 de abril de 2011

Viento Zonda

Eis que hoje passo por uma situação que tenho certeza que no Brasil nunca vou passar.

Assim que cheguei aqui em Mendoza e me encontrei com a minha tutora, Rocío, ela me disse para ter cuidado com um tal vento que passa pela cidade em abril, quando as pessoas costumam nem sair de casa, mas que as autoridades avisam com antecedência. Bom, eu não me preocupei muito porque abril estava longe...
Aí ontem as meninas do Rio falaram pra gente que tinham falado pra elas que havia previsão para hoje ter o tal vento, o Viento Zonda. Mais uma vez não dei muita importância porque se fala que um dia antes do fenômeno faz muito calor, e ontem não foi um dos dias mais quentes que já presenciei aqui, fora que sempre pensei que as "autoridades" dariam um alerta geral. Fiquei até meia noite na internet e nenhuma notícia do possível vento. Bom, dormi sossegada achando que era só suposição.
Hoje as 8:30 tinha que me encontrar na facul com umas meninas para fazer trabalho de psicologia. Quando estava assistindo o jornal da manhã, uma das manchetes era: suspensão de aula en Valle de Uco devido a Zonda. Bom, pensei que esse lugar devia ser longe da capital, porque se fosse chegar aqui, o jornal teria falado algo.
Fui para a facul de boa, nada de anormal. Fiquei um pouco na internet enquanto as meninas não chegavam. E vi uma outra notícia falando do tal vento. Aí comecei ficar um pouco preocupada.
Umas 9 horas as meninas chegaram e quando subi para o térreo parecia que havia passado um furacão!!! (ou que ele estava prestes a chegar!)
Sério, aquelas dezenas de cartazes que o pessoal cola no lado de fora do prédio estavam todos sendo arrastados, as árvores mexiam muuuuito, as portas e janelas estavam todas fechadas e as pessoas que caminhavam lá fora pareciam que iam voar. Nunca desejei tanto ter uma máquina fotográfica! Queria muito registrar!
As meninas agiam normalmente, como se nada estivesse acontecendo, mas eu devia estar com uma cara terrível.
Fomos para uma sala fazer o trabalho e as árvores não paravam de rodopiar! E dava pra ver uma poeira escura no horizonte. Meu nariz começou a arder, minha cabeça a doer e senti minha garganta seca. Tomava água direto. Uma das meninas recebeu uma msg da mãe no cel falando que o vento tinha chegado no centro e estava bem forte. E eu só pensando: o que eu tô fazendo aqui???!!!
Bom, ao meio dia saimos para ir ao comedor. Coloquei meus óculos de sol, mas e o medão de um galho vir direto na sua cabeça! O comedor estava fechado (não dá pra entender, todas os estudantes que estavam na facul tinham que enfrentar o vento pra ir comer em casa e depois voltar pra aula?!)
Assim, vim embora para casa.... Gente, sério foi surreal! Minha blusa erguia e eu não conseguia ficar com os olhos abertos! Meu nariz ardia muito! Mas o vento não é diretão, são como ondas: uma hora acalma outra vem muito forte. O barulho é igual o que faz no 1604 quando chove (imaginem meninas!), mas a diferença é que eu tava no chão e não no 16º andar!
Chegando mais perto de casa foi o pior: há uns terrenos de terra e muita árvore. Não dava pra respirar! A terra fazia redemoinho e as árvores jogavam muitas folhas. Deu um desespero! Não sabia se ficava parada ou se continuava andando. Já estava de óculos, peguei minha blusa de frio, enrolei na cabeça, cobri meu nariz e boca e continuei andando. Imaginem a cena! hauhauha
Cheguei em casa horrorizada! A Julie havia ido ao centro e contou que lá estava assim também!
Desde então, não sai mais de casa! Tudo está fechado aqui, mas os barulhos do vento são de assustar. Eu olho para fora e parece que um furacão vai chegar a qualquer momento!
As aulas da facul acabaram sendo suspensas pela tarde e nos jornais se falavam de alguns estragos como árvores e postes caídos. Parece que o mais forte foi na cidade de Luján, onde o vento chegou a quase 100km/h. Os jornais aconselham que não se saia de casa, somente para casos necessários. O pior é que a previsão é que continue o vento amanhã...
Mas fazer o que, né... É um fenômeno normal aqui. Dormi um pouco a tarde e acordei com os olhos vermelhos, o nariz e garganta ardendo muito! Vou dormir com um balde de água no quarto hoje.


O que é o Viento Zonda
Trecho by Wikipedia: Viento Zonda é um regionalismo para foehn, um vento que frequentemente sopra e leva muita sujeira sobre as encostas orientais do Andes, na Argentina. Zonda é um vento seco (com frequência sujo: leva pó) que provem do Oceano Pacífico, que se esquenta ao descer dos picos de mais de 6 km do nível do mar. Pode superar 120 km/h.

Também achei essa descrição num blog de uma moça que não curti muito o vento:

Esse vento nasce no Oceano Pacífico com umidade, sobe até a alta montanha (onde chega as vezes com 12ºC abaixo de zero), lá ele descarrega sua umidade em forma de neve, depois ele desce até a cidade, nesse processo ele sofre um rápido aquecimento com o roce da montanha. 

A principal característica do Zonda é que ele diminui a umidade de 70% à 7%, em 45 minutos, mais ou menos. Traz um monte de pó, areia, terra e demais sujeiras, faz mal aos cardíacos que não devem sair de casa nos dias de Zonda e fode a pressão sanguínea de algumas pessoas.

Na falta de foto, vai uma ilustração.

3 comentários:

  1. Fiquei te imaginando como uma islâmica com turbante se cobrindo com a blusa! huahauha
    E que ótimo que vc se divertiu na balada! É bom que vc tira umas férias das festas da Unesp.

    ResponderExcluir
  2. Só vi agora esse post Ná. Ta meio correria pra mim aqui, mas enfim, que loucura!!! E o balde com água no quartoo, mto minhas crises de alergia! hiauahiuahia Que medo, que bom que passou e tomara q não aconteça mais. haiauhaiuahaiui

    ResponderExcluir