3 de abril de 2011

Impressões II

Se tem uma coisa que eu já sabia e comprovei mais estando fora é que realmente o Brasil é muito grande e tem muita gente!

Como já disse, Mendoza é a capital da província (estado) também chamado Mendoza. Porém, não se compara com nenhuma capital do Brasil (até onde eu sei heheh) em tamanho e população (pouco mais de 110 mil).


Clique no mapa que ele fica maior. (Assim como todas as fotos do blog, ok?)

No hostel onde eu fiquei havia um mapa da cidade. Quando eu comecei a ver, pensei que fosse só da região principal, central, sei lá... Mas vivendo aqui fui vendo que não! Como vocês podem ver aí no mapa, a cidade é bem pequena, se pensar que é uma capital. Praticamente dá para fazer tudo a pé. Sério, é menor que Bauru!
Mas, como toda capital, a cidade possui muitas outras cidades ao redor e com o fenômeno da conurbação, que dão suporte. Praticamente não dá para ver onde começa uma ou termina outra. Só que as ruas, praças, enfim, a estrutura da capital é muito mais bonita. As cidades que cercam Mendoza são Las Heras, Godoy Cruz e Guayamallen. Os shoppings daqui, por exemplo ficam em Godoy Cruz e Guayamallen (onde eu já fui - igual qualquer shopping heheehe).
As venículas (bodegas), por exemplo, que são um dos principais pontos turísticos daqui, não ficam em Mendoza, mas nas cidades próximas.
Ir às cidades vizinhas é bem fácil, dá para ir de ônibus circular. Em Guayamallen, por exemplo, eu já fui a pé. Muitas pessoas vivem nessas cidades, mas trabalham e estudam em Mendoza.

Bom, aí no mapa vocês podem ver um pouquinho do que estou falando e ver a "logística" da cidade.
Os Andes ficam a Oeste, "atrás" do Parque e da Universidade. Eu moro beeeem perto da facul, 15 minutos caminhando da porta da minha casa até a porta do prédio onde estudo. Também é bem perto do Parque San Martín, que é quase do tamanho da cidade! heghhehehe Muita gente caminha, faz piquinique, esportes aí. O principal dia da Fiesta de la Vendimia, que ja comentei aqui, acontece em um teatro de arena no Parque também.
Um pouco mais abaixo no mapa, circulei a Plaza Independencia, que é a principal da cidade e onde acontece muitas coisas também (shows, passeatas, feiras artesanais...); o hostel que eu fiquei era 3 quadras ao Norte.
A avenida Las Heras é uma das principais, é a mais "turista" de todas. Tem muitas agências de viagens e lojas. Já a avenida San Martín é a principal mesmo, tem vários bancos, lojas, orgãos do governo, etc. Como podem ver, corta a cidade. Mas há várias ruas importantes, o que facilita muito andar aqui e achar as coisas. Para mim é admirável que a cidade tenha 450 anos. Mogi Mirim tem mais de 200 e nem de perto é organizado desse jeito.
Também circulei a rua Córdoba, que é onde fica a pensão onde a maioria dos meus amigos estão morando.

Acho que é isso... se lembra de algo mais, eu falo depois.



Nenhum comentário:

Postar um comentário