4 de junho de 2011

Chile III

No sábado, Pauline, sua irmã e o Alexis foram cedo para Valparaíso. Eu fiquei porque já ia depois com a Nerea.
Então, aproveitei para dormir até um pouco mais tarde. Pela manhã fiquei um pouco na internet, vi um pouco de Tv e sai para conhecer os arredores. Só o céu que não estava muito bom... Também liguei para meus pais, e o Seu Luís: Onde você tá? - No Chile, ué! hahah
Voltei para o hostel e o irmão da Nerea tinha acabado de chegar. Nos encontramos com o Miguel e almoçamos o italiano, que é tipo um cachorro quente, só que com guacamole, tomate e maionese, além da salsicha.
Nesse dia estava marcado para acontecer um manifesto contra a hidrelétrica HydroAysén, que vai ser construída na Patagônia. O assunto é polêmico porque vai se perder uma importante região da natureza em troca de energia para empresas internacionais... mas o acordo já está assinado. Dificilmente vão voltar atrás...
A manifestação saiu da Plaza Italia (colado onde estava o hostel) e seguiu até o Palácio de La Moneda. Todo o percurso estava com o trânsito parado e havia muuuitos policiais. Por mais pacífica que os organizadores tentavam propagar, a tensão era grande, pois há alguns dias havia acontecido outra manifestação com o mesmo intuito, mas durante a noite e houve muita confusão, com direito a brigas, spray de pimenta...
Foi bem legal porque a gente caminhou um bom trecho sem se preocupar com o trânsito e podia ver o pessoal se juntando. No final, cerca de 20 mil pessoas estiveram presente, mas o esperado era 40 mil. Foi super pacífico com a presença de muitas crianças.

A gente não ficou o tempo todo na manifestação. Aproveitamos para conhecer alguns lugares, como o Café Torres, um lugar frequentado por intelectuais e políticos, até o presidente aparece por lá. Fica bem perto do Palácio de La Moneda.
Também ali perto fica um Moai, aquelas estátuas que ficam na Ilha de Páscoa. Eu não sabia, mas a Ilha pertence ao Chile. Só existem 5 estátuas dessas fora da Ilha.

Voltamos para o hostel e lá encontramos a Nerea que chegou de Mendoza e os 3 que haviam ido à Valpa. Descansamos um pouco e mais ou menos às 11 o Miguel nos encontrou para irmos num boliche onde estavam comemorando o aniversário de um amigo dele. Fomos de bus, mas era perto. O lugar era bem parecido com os de aqui de Mendoza. No térreo havia karaoke e em cima balada. Foi divertido conhecer os amigos do Miguel, tinha uma menina que até sabia meu nome! Tomamos pisco, que é uma bebida típica do Chile. Me explicaram que é parecido com vinho, mas mais fermentado. É bem gostoso, curti. Geralmente se bebe com outra bebida, como Coca, suco de limão, etc. Dançamos bastante!

2 comentários:

  1. epaaaaaaaaaaaa!!!!

    te faltó comentar algo de aquella noche!

    jajajaj

    yo iba leyendo y pensaba llegar a esa aprte
    y nunca llegó
    adelantaste el final!!!
    jajajaja

    ResponderExcluir