18 de junho de 2011

Chile V e VI

[depois de muito tempo sem escrever, retomo à viagem ao Chile]

Na segunda, eu, Nerea e Aitor, acordamos cedo e rumamos para Valparaíso. Mas antes, fomos num Café con piernas. Hehehhe É assim: são lugares, geralmente no centro, onde se serve café e derivados, tudo normal, a não ser pelas garçonetes. Elas usam micro vestidos e daí o "con piernas". O balcão é até vazado embaixo para que as pessoas possam ver as pernas. Detalhe que o local é frequentado em peso por homens [óbvio]; na hora que fomos mesmo, só havia eu e a Nerea de mulher. Não sei se existe isso só em Santiago, mas meio que já se tornou algo turístico.

Dava quase pra ver a polpa da bunda! Foi a melhor foto que consegui tirar, tava com vergonha...

De lá, tomamos o metro pro terminal. O bus pra Valparaíso demorou menos de 2 horas. Chegando na rodoviária de lá, uma loucura de pessoas de agência de turismo, hotel, etc que quase pulam em você oferecendo hospedagem, passeios! Mas até que uma mulher nos ajudou explicando toda a logística da cidade e ligando para um hostel que havíamos visto, mas não tínhamos reservado. Saindo de lá, já nos deparamos com a loucura que é o trânsito da cidade. Sério, é caotico! Ruas estreitas com mil carros e nas duas mãos! Enfim, com as mochilas bigs, tomamos um bus, na verdade um micronibus [lá só tem assim, por causa das ladeiras da cidade]. Descemos bem perto do hostel. Chegando lá, mais surpresa: só havia a gente! hahha tamo ficando boas nisso! Enfim, a localização e o preço era legal. Isso já era quase 1 hora da tarde. Deixamos as coisas correndo para não perder tempo. Fomos caminhando para o "centro histórico", onde fica o Palácio das Armas e algumas paradas da Marinha. Valpa é um porto, o principal das navegações do Pacífico e onde se concentra tudo que se refere a marinha chilena. Em 2003 foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO. 

Eis que vejo o Pacífico pela primeira vez na vida!!!! Fomos fazer um passei de barco, que um tiozinho queria empurrar por 4mil cada, mas a Pauline já havia falado para não pagarmos mais que 2mil. Encontramos outro mais barato onde havia um casal americano que não falavam quase nada de espanhol, mas bem simpáticos. Eis que o barco não pegava e o cara teve que fazer chupeta! hahahha #tenso
Mas deu tudo certo e a paisagem era linda! Eu vi leões marinhos!!!! E a vista da cidade desde o mar é maravilhosa! Todas aquelas casas coloridas.... Depois do passeio fomos almoçar, pescado, claro!

De lá partimos pros Cerros. A cidade é praticamente toda na serra do mar, tem pouca região plana. Por isso há vários elevadores, porém, muitos desativados. [eu perguntei pro Miguel porque havia elevadores e ele: pobre das pessoas que vivem lá em cima e têm que subir e descer. Eu: mas na favela é igual e não tem elevador!]
Fomos primeiro no Cerro Alegre. LINDO! De lá, para o Cerro Concepción. LINDO! Um deleite para os olhos e máquinas fotográficas! As casas são todas grudadas uma na outra e bem coloridas. Fora vários desenhos e expressões que há em toda parte.


 Eu tirei muuuuitas fotos. Realmente, a riqueza de detalhes é indescritível! A cidade tem um clima, um estilo, que só estando lá para ver!
Bom, descendo os dois cerros, fomos para a praça principal. Isso já era mais de 5 horas e já estava começando a escurecer, então voltamos para o hostel. Estava muuuito frio! Ficamos por lá à noite.

A terça seria nosso último dia de viagem. Acordamos cedo e fomos para o Cerro Bellavista. LINDO! Lá perto fica a outra casa de Neruda. Mais bonita que a de Santiago. O triste foi que o céu estava muuito feio... então, a paisagem não ajudava muito. Fora o frio! A vista da casa é linda, mas a gente não via quase nada por causa da neblina... =/

De lá pegamos um bus para Viña del Mar. Foi uns 20 minutos, as cidades são coladas.
Lá sim tem praia e não só porto. Mais uma vez o tempo não ajudou muito... A praia é bonita, nada comparado ao Brasil, mas bem bonitas. Vi gaivotas e pelicanos!
Caminhamos um pouco na orla e fomos almoçar; McDonald [a grana já tava curta heheh] Voltamos para a praia e o sol havia saído!!! De repente havia um céu super azul! Fomos também ver um Moai que fica na cidade. Lá, um tiozinho veio vender umas bugigangas e perguntou se éramos do Brasil [sim, nessa região também tem muuuitos brasileiros turistas]. Aí eu disse que sim e ele começou a conversar comigo em portuñol, mas eu não conseguia falar em português! hahah Acho que foi a primeira vez que fiquei tanto tempo sem falar português, nem por internet, nada, então dei uma esquecida. Foi engraçado até. Ele deve ter achado que eu não era brasileira nada! hahah
Bom, passamos o resto da tarde curtindo a praia - de roupa e tênis hahaha Eu a princípio havia posto só a mão na água, mas depois não resisti e molhei os pés! Vai saber a próxima vez que volto a ver o Pacífico, ne???



Voltamos para o hostel. Nerea e Aitos arrumaram a ma dula, pois iam sair de viagem aquela noite, eu ainda ficava, porque queria viajar de volta para ver o caminho durante o dia.
A Antonia, que foi com a gente nas montanhas e mora em Viña foi nos visitar ^^ Nós 2 saimos para beber um pisco =D
Voltei para o hostel e fui dormir... detalhe que meu bus sairia as 8:30 da manhã no outro dia. Eu estava sozinha no quarto e sem bateria no celular. COMO eu ia acordar???

Nenhum comentário:

Postar um comentário